segunda-feira, 20 de abril de 2009

Quem São Os Índios?



Verdade principal:
Os índios são pessoas como nós, alvos do amor de Deus, pecadores carentes de sua sanvação.

Objetivos da lição:
Levar as crianças a entender quem são os índios segundo Deus e a orar por eles.

Textos para o estudo do professor:
Ap 21:4; 22:5; Ap 7:9,10; Jo 1:29; Rm 3:23; 6:23; Jo 14:2,3; I Ts 4:13-18; Jo 3:16, 9:22; I Jo 1:7; I Co 15:3,4; Jo 1:12; At 16:31; I Pe 2:2; I Co 3:9.

Versículo para memorizar:
"... eis grande multidão... de todas as nações, tribos, povos e línguas... e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e o Cordeiro pertence a salvação" Apocalipse 7:9,10 (crianças menores podem decorar somente o verso 10)

Cântico:
"No meio da mata" -

Material:
# Figura grande do rosto de um índio, para ilustrar a apresentação. Mantenha a figura visível durante a lição
# Tinta para pintar o rosto: amarela, escura, vermelha, branca e verde
# Toalha de papel
# Espelho
# Desenhos do rosto do índio para as crianças pintarem
# Papel de carta, lápis, borracha, lápis de cor, canetinha coloridas
# Endereços de missionários que trabalham entre índios

Observação:
Os fabricantes de tintas próprias para pintar a pele garantem que seus produtos são antialérgicos e não tóxicos, porém o professor deve consultar os pais com antecedência para evitar possíveis problemas.

Lição:
Quem são os índios? ( Mostre a figura grande do índio)
Talvez você já tenha ouvido falar muito sobre os índios em sua escola ou pela televisão. Então, quem sao os índios? O que fazem? Como vivem? (Deixe que as crianças respondam)
Hoje, todos nós vamos "virar índios"! Aprenderemos um pouco mais sobre eles e, o mais importante de tudo, descobriremos o que Deus tem a nos dizer sobre eles!
Algo que todos sabem é que os índios gostam muito de pintar o rosto e o corpo. Os tipos de pinturas e cores diferentes tem significados variados como: alegria, comemoração, agressividade, luto e outros. Nosso indiozinho não esta pintado (mostra a figura) e, por isso, vou pintá-lo durante a aula enquanto conto sua história. E também vou pintar você! Não falei que você iria "virar índio"? Então, prepare-se; preste atreção em minhas palavras e siga minhas orientações: em determinados momentos, eu (ou algum ajudante) vou passar um pouquinho de tinta em seu rosto, "transformando você em índio". Só um pouquinho, assim (demonstre pintando uma faixa com tinta amarela do lado direito de seu rosto). No final da aula , você poderá ver no espelho como ficou lindo! Não coloque a mãozinha sobre a tinta para não estragar a pintura.
Então, vamos lá! (pinte uma faixa com tinta amarela do lado direito do rosto do índio e continue segurando o pote de tinta amarela ao falar sobre o céu)
O que você sabe sobre o céu? A Bíblia diz que o séu é um lugar bom e muito bonito onde Deus vive. Lá não há escuridão, nada de mau, tristeza, dor, violência, separação, morte (Ap 21:4; 22:5)
Será que haverá índios no céu? Você já pensou sobre isso? Ouça o que João, um dos discípulos de Jesus que teve uma visão do céu, escreveu na Bíblia: "Vi uma multidão, que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé, diante do trono e diante do Cordeiro... clamando em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono e ao Cordeiro pertence a salvação". (Ap 7:9,10) Jesus é chamado de Cordeira na Bíblia porque antigamente, nos tempos do Velho Testamento, os cordeiros eram mortos como um símbolo de confissão e perdão de pecados. Hoje isso não é mais necessário porque a Bíblia diz que Jesus é o Cordeiro de deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29). Imaginem que linda cena João viu: pessoas de todos os lugares, de todas as épocas, reunidas para louvar e adorar a Deus nosso pai e a Jesus! Certamente lá estarão índios também! Todos aqueles que fizerem parte da família de Deus, viverão para sempre com Ele no reino dos Céus!
(Pinte uma faixa com a tinta amarela no lado direito do rosto das crianças, enquanto continua a falar sobre o céu.) Será que todos os índios estarão no céu? Como eles podem chegar lá? E você? Será que você vai para o céu? Você já pensou sobre isso? Todas as pessoas vão para o céu?
(Segure o pote de tinta escura). Infelizmente, tenho más notícias. Nem todas as pessoas vão para o céu porque nem todas as pessoas são filhos de Deus. E o que as impede de serem filhos de Deus? O pecado. Pecado é não crer em Deus e não agradá-lo, fazer coisas erradas, não atingir o alvo de Deus para nós. Mentir, desobedecer, pegar algo que não é seu, brigar, falar palavrões, colar na escola... tudo isso é pecado. A B´piblia é bem clara ao afirmar que "todos pecaram e precisam de glória de Deus" (Rm 3:23). Todos nós pecamos, pois todos nós fazemos, dizemos e pensamos coisa que não agrada a Deus. A Bíblia também diz que o castigo do pecado é a morte, quer dizer, a separação eterna de Deus, para sempre longe do céu (Rm 6:23)
Algumas pessoas muito estudiosas e até famosas que se dizem especialista, acham que os índios são pessoas puras, inocentes, sem pecados. Estas pessoas dizem que a cultura dos índios não deve ser tocada para que não seja prejudicada pelo homem branco. este é um assunto muito delicado e qualquer contato com índios deve ser feito por pessoas preparadas, que tenham muitas sabedoria, amor e consciência. Mas, para Deus, os índios também são pecadores (pinte uma faixa com tinta escura do lado esquerdo do rosto do índio). A maioria dos índios é animista, isto é, eles acham que há vida em forma de espíritos nos elementos da natureza, como pedras, árvores, água e animais. eles tem muito medo destes espíritos e se submetem a eles em cerimônias de feitiçaria. Também se envolvem em brigas por invejas e ciúmes entre famílias, com muita violência e morte. A grande maioria dos índios do Brasil não conhece a palavra de Deus. Na verdade, pessoas recentes mostramque, das 257 tribos indígenas brasileiras, apenas 30 possuem o Novo testamento traduzido em sua língua. Como os índios precisam da palavra e da glória de Deus!
Eu também sou pecador (pinte uma faixa com tinta escura do lado esquerdo do próprio rosto0. Muitas vezes façoo que é errado e desobedeço ao meu Deus. então, eu fico triste com isso, reconheço meu pecado e o confesso a Jesus. E Ele sempre me perdoa!
(pinte uma faixa com tinta escura do lado esquerdo do rosto das crianças , enquanto continua a falar sobre o pecado)
E você? Você concorda com Deus que diz que você é pecador e precisa de Jesus?
(segure p pote de tinta vermelha). E agora, as melhores notícias: Deus no ama tanto que permite que os nossos pecados sejam perdoados! Deus tornou possível que fôssemos salvos do castigo do pecado por meio da morte e ressureição de Jesus. Um dia,Jesus voltará do céu e levará todo aquele que nele crê para viver para sempre no seu reino celestial (Jo 14:2,3). Se uma pessoa que crê em Jesus morrer antes do dia da sua volta, esta pessoa irá ao céu no mesmo instante (1 Ts 4:13-18). Ouça João 3.16:
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho único para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
E os índios É claro que esta boa notícia vale para eles também! Deus ama os índios! Ele morreu e ressuscitou para salvar os índios também! (pinte uma faixa com tinta vermelha sobre o nariz di índio). Na verdade, já existem várias tribos alcançadas pelo Evangelho poe meio de missonários que, aceitando o chamado do Senhor, foram viver entre os indígenas para falar-lhes da salvação em Jesus. O trabalho destes missionários entre os índios é de amor, dedicação, convivência, cuidados da saúde, traduçaõ da Bíblia, ensino e muita oração. Estes missionários precisam de sustento e forças do Senhor para realizar o trabalho. Eles são pessoas felizes porque estão fazendo o que Deus quer que façam. E foi o próprio Deus quem as enviou, porque Deus quer que os índios conheçam o seu amor.
Deus ama você também! Muito! Ele conhece tudo sobre você. Jesus quer viver junto com você todos os dias. Ele pode e quer perdoar o seu pecado porque Ele derramou o próprio sangue na cruz por você e por mim. (pinte uma faixa com tinta vermelha sobre o nariz das crianças, enquanto continua a falar) Ele pagou o castigo pelo pecado em nosso lugar. A Bíblia diz: "Sem derramamento de sangue não há remissão" de pecados. Mas "o sangue de Jesus... nos purifica de todo o pecado"(Hb 9:22; I Jo 1:7)(pinte uma faixa vermelha sobre seu nariz) Jesus morreu por você por mim, foi sepultado, mas ao terceiro dia ressuscitou, viveu de novo (I Co 15:3,4)e é porque ele está vivo que pode ser o seu e o meu Savador do pecado.
(segure o pote de tinta branca)A Bíblia diz: "Mas a todos quanto o receberem, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creêm no seu nome" (Jo 1:12). Para sermos filhos de Deus, é preciso crer que Jesus morreu por nossos pecados, ressuscitou e esta vivo. Crer significa ter fé, confiar, acreditar.
Alguns índios já tem crido em Jesus como Savador (pinte uma faixa com tinta branca do lado direito do rosto do índio). De fato, há algumas tribos com muitos crentes, e com líderes e pastores índios, que já ensinam a Bíblia ao seu próprio povo, em sua própria língua.
Eu também já cri em Jesus e o recebi em meu coração. Este é um dos motivos por que estou aqui falando de Deus para vocês (conte algo sobre sua conversão a Jesus enquanto pinta uma faixa branca do lado direito do seu rosto). Você também pode crer em Jesus! (pinte uma faixa branca do lado direito do rosto das crianças). Exatamente igual a alguns índios e a muitas outras pessoas que, em tantas épocas e lugares diferentes, já o fizeram. Se você reconhecer que é pecador, e crê que só Jesus pode perdoá-lo e purifica-lo porque ele morreu na cruz por você, fale com ele. Ele ressuscitou, est-a vivo e vai ouvir sua oração. Agradeça-lhe por seu amor, diga-lhe que está triste por causa de seus pecados e peça-lhe para ser seu Salvador. Você pode fazer isto agora, orando silenciosamente. A Bíblia diz: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo" (At 16:31). (Se achar apropriado, faça uma pausa para as crianças orarem em silêncio).
(Segure o pote de tinta verde). O verde nos lembra de plantas, folhagem, árvores, todas com vida e crescendo. Quando alguém crê em Jesus, é como se nascesse de novo, iniciando uma nova vida como um pequenino nenê, precisando de cuidados para crescer (I Pe 2:2). A leitura e meditação na Palavra de Deus, bem como a comunicação com Deus por meio da oração, são muito importantes.
Os índios necessitam das nossas orações. Há muitos deles que nunca ouviram falar de Jesus. Em cerce de 103 tribos indígenas brasileiras, nunca houve a presença de missionários ou de qualquer pessoa para compartoilhar a salvação em Jesus. Há mais de 100 tribos precisando de traduçaõ da Bíblia em sua língua. Os índios pecisdam conhecer o amor de Deus e crescer espiritualmente, deixando a feitiçaria (pinte uma faixa com tinta verde do lado esuqerdo do rosto do índio)
Você também precisa crescer em sua nova vida com Deus. Leia a Bíblia, faça oração, freqüente uma igreja onde as pessoas aprendem sobre Deus, fale de Jesus a outras pessoas.
Quem vai orar pelos índios? Quem vai lhes falar do amor de Deus? Quem vai traduzir a Bíblia apara a língua deles? Eu quero fazer parte do plano de Deus para salvação dos índíos! (pinte uma faixa com tinta verde do lado direito do seu rosto). Você também pode fazer parte. Sabe como? (pinte uma faixa com tinta verde do lado direito do rosto das crianças). Vamos fazer alguma coisa agora mesmo. A Bíblia diz: "Porque de Deus somos cooperadores"(I Co 3.9)

Atividade de fixação:
* Passar o espelho para as crianças se verem. Enquanto isso, recortar o significado das cores, deixando que as crianças falem. Memorizem o versículo: Apocalipse 7:10b
* Entregar o desenho do rosto de índio com as faixas em branco para as crianças pintarem. Providenciar lápis de cor
* Dividir as crianças em grupos pequenos. recordar os motivos de oração citados na aula e orar por índios e missionários
* Escrever mensagens ou cartinhas para missionários entre índios. (O professor deve ter previamente obtido os nomes e endereços, e responsabilizar-se por postar as cartas das crianças)




Nenhum comentário: